qual a importância

Em um atendimento de emergência é comum nos deparamos com profissionais não familiarizados com a Ataxia-Telangiectasia e que por isso prescrevem exames que utilizam Raios X.

Cientes desta situação, o Projeto A-T/Brasil com a supervisão da Disciplina de Alergia, Imunologia Clínica e Reumatologia UNIFESP/EPM - SP preparou este cartão para pacientes com A-T, cujo objetivo é alertar sobre os eventuais efeitos dos exames de Raios X.

A orientação é para que sejam realizados apenas quando a situação exigir uma decisão médica. Em caso de suspeita de pneumonia, por exemplo, antibióticos poderão ser indicados sem a necessidade de realizar um Raio-X do tórax.

 

Se realmente for necessário você sempre pode solicitar ao médico ou técnico radiologista que utilize a menor radiação possível para que o diagnóstico seja feito.

 

​Para maiores detalhes, acesse o conteúdo Capítulo 9 – pag. 62– CÂNCER E O RISCO DA EXPOSIÇÃO AOS RAIOS X e conheça um pouco mais sobre CLICANDO AQUI 

 

Este é um capítulo que merece muita atenção e reforçamos a importância de conhecer todos os detalhes e riscos tanto para os pacientes com A-T como para os portadores do gene de A-T.

ICONE.png

COMO USAR

Imprimir o cartão, colocar o nome do paciente e corte nas margens. Plastifique pois, sempre deve leva-lo consigo. Na triagem de qualquer serviço de atendimento apresente-o junto com os demais documentos do paciente. Em algumas situações mostrou-se bastante eficaz. Faça aqui o download do Cartão de Raio-X. 

fique

ligado

Para baixar o seu Cartão Raio-X, clique no ícone: