perguntas frequentes

ICONE.png

1. O que é Ataxia-Telangiectasia?

Para maiores detalhes, acesse o conteúdo Capítulo 1 – pag. 10 – VISÃO GERAL DA ATAXIA-TELANGIECTASIA e conheça um pouco mais sobre. Clique aqui para fazer o donwload.
 

2. Quando aparecem os primeiros sintomas e quais as principais características?

Para maiores detalhes, acesse o conteúdo Capítulo 1 – pag. 10, 11 e 12 – SINAIS E SINTOMAS e conheça um pouco mais sobre. Clique aqui para fazer o donwload.

3. Como ter certeza de que meu filho tem A-T?

Para maiores detalhes, acesse o conteúdo Capítulo 1 – pag.12 – COMO A A-T É DIAGNOSTICADA e conheça um pouco mais sobre. Clique aqui para fazer o donwload.

4. Como é transmitida essa síndrome?

Para maiores detalhes, acesse o conteúdo em Capítulo 3 – pag. 19, 20 e 21 – HEREDITARIEDADE e conheça um pouco mais sobre. Clique aqui para fazer o donwload.

5. Qual a chance de ter outro filho com A-T?

Para maiores detalhes, acesse o conteúdo em Capítulo 3 – pag. 21 - QUADRO e conheça um pouco mais sobre. Clique aqui para fazer o donwload.

6. Quais médicos devem acompanhar o desenvolvimento do meu filho e com qual periodicidade?

Além do pediatra devem acompanhar regularmente um paciente de A-T, o neurologista, o imunopediatra e o pneumologista.  A necessidade de outros especialistas e a periodicidade das consultas será definida pelos próprios médicos em função da evolução da doença.

 

7. Qual o tratamento indicado? Existe cura?

Para maiores detalhes, acesse o conteúdo em Capítulo 1 – pag.14 - TRATAMENTO / Capítulo 5 – pag. 39 – RECOMENDAÇÕES ESPECÍFICAS e conheça um pouco mais sobre.  Clique aqui para fazer o donwload.

8. Meu filho com A-T pode receber vacinas?

Para maiores detalhes, acesse o conteúdo em Capítulo 5 – pag.39 - RECOMENDAÇÕES ESPECÍFICAS e conheça um pouco mais sobre.  Clique aqui para fazer o donwload.

9. Quais os tipos de alterações no sistema imunológico?

Para maiores detalhes, acesse o conteúdo em Capítulo 5 – pag.33 a pag. 41 – IMUNODEFICIÊNCIA e conheça um pouco mais sobre.  Clique aqui para fazer o donwload.

10. Meu filho tem muitas infecções. O uso contínuo de antibióticos é prejudicial?

Para maiores detalhes, acesse o conteúdo em Capítulo 5 – pag.39 - RECOMENDAÇÕES ESPECÍFICAS e conheça um pouco mais sobre.  Clique aqui para fazer o donwload.

11. O que é imunoglobulina intravenosa?

Para maiores detalhes, acesse o conteúdo em Capítulo 5 – pag. 40 – TERAPIA DE IMUNOGLOBULINA INTRAVENOSA e conheça um pouco mais sobre.  Clique aqui para fazer o donwload.

12. Todo paciente com A-T precisa tomar a imunoglobulina? Existe risco?

Para maiores detalhes, acesse o conteúdo em Capítulo 5 – pag. 39 e conheça um pouco mais sobre.  Clique aqui para fazer o donwload.

13. A reabilitação evita o desenvolvimento da doença?

Para maiores detalhes, acesse o conteúdo em Capítulo 1 – pag. 14 – TRATAMENTO e conheça um pouco mais sobre. Clique aqui para fazer o donwload.

14. Por que o paciente com A-T deve fazer reabilitação? Quais os tipos e indicações?

Para maiores detalhes, acesse o conteúdo em Capítulo 1 – pag. 14 - TRATAMENTO / Capítulo 11 – pag. 67 – PRINCÍPIOS GERAIS DA REABILITAÇÃO e conheça um pouco mais sobre. Clique aqui para fazer o donwload.

15. Quando iniciar as terapias de reabilitação?

Para maiores detalhes, acesse o conteúdo em Capítulo 1 – pag. 14 – TRATAMENTO e conheça um pouco mais sobre. Clique aqui para fazer o donwload.

16. O que fazer se meu filho engasga com frequência?

Para maiores detalhes, acesse o conteúdo em Capítulo 8 – pag. 54 – ALIMENTAÇÃO E DEGLUTIÇÃO e conheça um pouco mais sobre. Clique aqui para fazer o donwload.

17. Raios X versus Diagnóstico: quando realmente fazer?

Para maiores detalhes, acesse o conteúdo em Capítulo 9 – pag. 61 – CÂNCER E O RISCO DA EXPOSIÇÃO AOS RAIOS X e conheça um pouco mais sobre. Clique aqui para fazer o donwload.

18. A criança com A-T deve ir a uma escola regular ou especial?

Para maiores detalhes, acesse o conteúdo em Capítulo 14 – pag. ESCOLA E APRENDIZADO e conheça um pouco mais sobre. Clique aqui para fazer o donwload.

19. Existem exames para detectar se uma pessoa é portadora do gene A-T?

Para maiores detalhes, acesse o conteúdo em Capítulo 3 - pag. 22 – RECOMENDAÇÕES PARA IDENTIFICAR PORTADORES DE A-T. Clique aqui para fazer o donwload.

20. O que fazer se meu filho precisa repetir várias vezes a mesma frase para ser compreendido?

Para maiores detalhes, acesse o conteúdo em Capítulo15 – pag. 89 – A FALA E A LINGUAGEM e conheça um pouco mais sobre. Clique aqui para fazer o donwload.

21. Devo insistir para meu filho continuar uma atividade quando está cansado?

Para maiores detalhes, acesse o conteúdo em Capítulo 11 - Pag. 68 – PRINCÍPIOS GERAIS DA REABILITAÇÃO e conheça um pouco mais sobre. Clique aqui para fazer o donwload.